Experiência de Gamificação como Estratégia para Gerar Engajamento de Estudantes Calouros Universitários

Autores

  • Fabielle Rocha Cruz Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Jeferson Ferro Centro Universitário Internacional UNINTER
  • Helenice Ramires Jamur Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30763

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de gamificação realizada com estudantes calouros de um curso superior de licenciatura, na modalidade a distância, em uma instituição privada brasileira. A experiência foi motivada pelo objetivo de se combater a evasão no 1º ano de curso, um problema crônico no ensino superior. A experiência gamificada desenvolvida, versão piloto, visa facilitar a ambientação dos alunos no curso, em especial na sua relação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados indicam que empregar recursos de gamificação e partir de ferramentas familiares aos estudantes, como o WhatsApp e o Google Forms, pode ser uma estratégia proveitosa para produzir engajamento e diminuir a evasão de estudantes calouros.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Rocha Cruz, F., Ferro, J., & Ramires Jamur, H. . (2023). Experiência de Gamificação como Estratégia para Gerar Engajamento de Estudantes Calouros Universitários. Revista Interacções, 19(64), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.30763

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas