Experiência de Gamificação como Estratégia para Gerar Engajamento de Estudantes Calouros Universitários
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30763Resumo
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de gamificação realizada com estudantes calouros de um curso superior de licenciatura, na modalidade a distância, em uma instituição privada brasileira. A experiência foi motivada pelo objetivo de se combater a evasão no 1º ano de curso, um problema crônico no ensino superior. A experiência gamificada desenvolvida, versão piloto, visa facilitar a ambientação dos alunos no curso, em especial na sua relação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados indicam que empregar recursos de gamificação e partir de ferramentas familiares aos estudantes, como o WhatsApp e o Google Forms, pode ser uma estratégia proveitosa para produzir engajamento e diminuir a evasão de estudantes calouros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Revista Interacções
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.