Experiência de Gamificação como Estratégia para Gerar Engajamento de Estudantes Calouros Universitários
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30763Abstract
Este trabalho apresenta o relato de uma experiência de gamificação realizada com estudantes calouros de um curso superior de licenciatura, na modalidade a distância, em uma instituição privada brasileira. A experiência foi motivada pelo objetivo de se combater a evasão no 1º ano de curso, um problema crônico no ensino superior. A experiência gamificada desenvolvida, versão piloto, visa facilitar a ambientação dos alunos no curso, em especial na sua relação com o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os resultados indicam que empregar recursos de gamificação e partir de ferramentas familiares aos estudantes, como o WhatsApp e o Google Forms, pode ser uma estratégia proveitosa para produzir engajamento e diminuir a evasão de estudantes calouros.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interacções
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.