(Re)invenção da Educação e da Aprendizagem em Tempos de (Pós)pandemia

Vislumbrando Possibilidades a Partir do Diálogo com Crianças e Professoras Brasileiras

Autores

  • Ana Carolina Stakonski Escola Estadual Normal José Bonifácio. Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.
  • Ivone Maria Mendes Silva Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30767

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre como o contexto após suspensão das aulas presenciais por causa da COVID-19 foi significado por instituições de ensino e profissionais da educação. Para tanto, enfocam-se questões levantadas a partir da análise de narrativas orais e pictóricas de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, produzidas no diálogo com suas professoras e colegas. Também são descritas falas de professores/as e gestores atuantes na escola pesquisada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa utilizados foram a produção de desenhos seguida de debates coletivos, com as crianças, e entrevistas com os profissionais (professores e gestores) sendo os dados obtidos analisados com inspiração nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), e de referenciais teóricos tais como Lave (1991, 2013, 2015) e Vygotsky (1991). A pesquisa permitiu constatar a urgência de se atentar aos sentidos atribuídos pelas crianças e seus professores às mudanças educacionais e sociais vivenciadas no contexto de pandemia e de pós-pandemia. Suas narrativas indicam a premência de se (re)pensar a cultura escolar e a lógica que tem regido os processos de escolarização, levando-se em conta, crítica e reflexivamente, as questões, desafios e impasses pedagógicos, relacionais etc. com os quais essa instituição e seus atores têm sido levados a se deparar no decorrer dos últimos anos, especialmente. A concretização da escola como instituição democrática e do acesso ao direito à educação por parte dessas crianças dependem disso.

Biografias Autor

Ana Carolina Stakonski, Escola Estadual Normal José Bonifácio. Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa.

Ana Carolina Stakonski – Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim). Mestra Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Campus Erechim).

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul

Ivone Maria Mendes Silva – Pós-doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Doutora em Psicologia pela mesma universidade. Professora adjunta IV da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), onde atua no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cências Humanas e no Programa de  Pós-Graduação Profissional em Educação, além dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Filosofia e Ciências Sociais.

Downloads

Publicado

2023-08-23

Como Citar

Ana Carolina Stakonski, & Ivone Maria Mendes Silva. (2023). (Re)invenção da Educação e da Aprendizagem em Tempos de (Pós)pandemia: Vislumbrando Possibilidades a Partir do Diálogo com Crianças e Professoras Brasileiras. Revista Interacções, 19(64), 1–28. https://doi.org/10.25755/int.30767

Edição

Secção

Número 64 - Recomposição das Aprendizagens & Renovação de Práticas Metodológicas