(Re)invenção da Educação e da Aprendizagem em Tempos de (Pós)pandemia
Vislumbrando Possibilidades a Partir do Diálogo com Crianças e Professoras Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30767Abstract
O presente artigo busca refletir sobre como o contexto após suspensão das aulas presenciais por causa da COVID-19 foi significado por instituições de ensino e profissionais da educação. Para tanto, enfocam-se questões levantadas a partir da análise de narrativas orais e pictóricas de estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública brasileira, produzidas no diálogo com suas professoras e colegas. Também são descritas falas de professores/as e gestores atuantes na escola pesquisada. Os instrumentos de coleta de dados da pesquisa utilizados foram a produção de desenhos seguida de debates coletivos, com as crianças, e entrevistas com os profissionais (professores e gestores) sendo os dados obtidos analisados com inspiração nos pressupostos da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2011), e de referenciais teóricos tais como Lave (1991, 2013, 2015) e Vygotsky (1991). A pesquisa permitiu constatar a urgência de se atentar aos sentidos atribuídos pelas crianças e seus professores às mudanças educacionais e sociais vivenciadas no contexto de pandemia e de pós-pandemia. Suas narrativas indicam a premência de se (re)pensar a cultura escolar e a lógica que tem regido os processos de escolarização, levando-se em conta, crítica e reflexivamente, as questões, desafios e impasses pedagógicos, relacionais etc. com os quais essa instituição e seus atores têm sido levados a se deparar no decorrer dos últimos anos, especialmente. A concretização da escola como instituição democrática e do acesso ao direito à educação por parte dessas crianças dependem disso.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interacções
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.