O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19

Autores

  • João Victor da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30769

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o potencial do vídeo na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no período da pandemia a partir da visão de um grupo de professoras. O estudo se constitui como qualitativo, de caráter exploratório. As participantes foram professoras dos Anos Iniciais e Educação Infantil que vivenciaram experiências com a produção/utilização de vídeos durante a pandemia. Os dados foram coletados por meio de um questionário online. Os resultados permitem inferir que o vídeo se revelou como potencial mediador para o ensino de conceitos na medida em que possibilitou uma reorganização do processo didático. O artefato permitiu ainda a variabilidade de linguagens, diversidade de formas de ensinar e avaliar os conceitos científicos, além de viabilizar relações afetivas, ultrapassando as limitações de tempoespaço da aula. Sendo assim, mesmo frente às dificuldades enfrentadas pelos professores no período pandêmico e da produção/utilização/edição de vídeo representar um desafio, também oportunizou aprendizado.

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

da Silva, J. V., Dirce Aparecida Foletto de Moraes, & Diene Eire de Mello. (2023). O Potencial do Vídeo na Educação Infantil e Anos Iniciais durante a Pandemia da COVID-19. Revista Interacções, 19(66), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.30769