Avaliação do Ensino Remoto Emergencial

A Percepção dos Professores da Universidade

Autores

  • João Alberto Neves dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Aurélio Lamare Soares Murta Universidade Federal Fluminense
  • Francisco José dos Santos Alves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Eliã Pereira de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.30774

Resumo

A epidemia de COVID-19 provocou um grande impacto na vida das pessoas em todo o mundo. O sistema de educação não ficou imune. A Universidade disponibilizou cursos na sua plataforma para capacitar os professores, visando implantar o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este artigo tem o objetivo de descrever a percepção dos professores sobre as ações de mitigação dos efeitos da pandemia no sistema de ensino da Universidade, além de apresentar estratégias realizadas para vencer os obstáculos encontrados durante a crise do COVID-19. O Grupo de Trabalho Tecnologias e Capacitação recomendou a plataforma Google Classroom para o ERE, o Google Meet para desenvolver as atividades síncronas, e uma forma adaptada do Google Meet para gravar videoaulas. Foi desenvolvido um questionário, com base em 4 fatores relacionados a Modelos de Aceitação de Tecnologia: Autoeficácia, Condições Facilitadoras, Motivação Intrínseca e Emoção, que foi respondido por 139 professores. Com a aplicação do Teste t, Motivação Intrínseca e Emoção foram confirmados como fatores críticos. O estudo concluiu que já existe uma mudança na maneira de enxergar o ERE pelos professores, pois cerca de 86% deles afirmaram que vão continuar utilizando a plataforma, mesmo com o retorno ao ensino presencial. Isso mostra que os professores identificaram no Ensino Remoto um facilitador das aulas, pois 50% dos professores afirmaram que passaram atividades na plataforma para os alunos toda semana, independente se o encontro era síncrono ou assíncrono. 

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Publicado

2023-08-28

Como Citar

Neves dos Santos, J. A. ., Soares Murta, A. L. ., dos Santos Alves, F. J. ., & Pereira de Oliveira, E. . (2023). Avaliação do Ensino Remoto Emergencial: A Percepção dos Professores da Universidade. Revista Interacções, 19(66), 1–28. https://doi.org/10.25755/int.30774