Reflexos da Inovação Metodológica na Práxis Docente e no Protagonismo Discente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.30780Resumo
O processo de ensino-aprendizagem requer posturas autorreflexivas e conscientes, considerando os pressupostos teórico-práticos que embasam a práxis docente, a fim de [re]pensar ações que dinamizem e consolidem tal processo. Ela deve considerar também a centralidade dos estudantes em sua aprendizagem. Diante disso, este trabalho objetiva analisar os reflexos das inovações pedagógicas na ação docente e no protagonismo dos estudantes, a partir da aplicação de uma Sequência Didática (SD), mediada pela Problem Based Learning (PBL). Para tanto, metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com fins exploratórios baseado em Prodanov e Freitas (2013). Quanto ao procedimento técnico da pesquisa, utilizou-se a técnica survey aplicada junto à docente [aplicadora da SD] e aos estudantes da 1.ª série do Ensino Médio da ECIT Seráfico Nóbrega, São Mamede-PB. Os dados foram analisados em diálogo com Freire (2005), Zabala (1998), Tardif (2014), Castro (2015), e Silva et al. (2016). A partir dos achados, inferese que a SD foi construída em alinhamento com referências para a atuação docente consideradas pertinentes para uma práxis mais assertiva e delimitada, com avaliação positiva da utilização inédita da PBL por parte da docente. Por fim, a experiência inspirou novas possibilidades educacionais [reconhecidas pela docente] e contou com engajamento dos estudantes, motivando-os a indicarem as metodologias de SD e PBL para outros professores abordarem temáticas diversas.
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