O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.326Palavras-chave:
Doutrinamento, Educação Pública, Estado Novo, Critérios Impeditivos.Resumo
O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português.Downloads
Publicado
2007-04-05
Como Citar
Fonseca, E. N. (2007). O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções, 3(5). https://doi.org/10.25755/int.326
Edição
Secção
Número 5 - Educação ética e cidadania: conceitos e perspectivas.
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.