O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público

Autores

  • Eduardo Nuno Fonseca Escola Secundária Aristides de Sousa Mendes

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.326

Palavras-chave:

Doutrinamento, Educação Pública, Estado Novo, Critérios Impeditivos.

Resumo

O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português.

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Publicado

2007-04-05

Como Citar

Fonseca, E. N. (2007). O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Revista Interacções, 3(5). https://doi.org/10.25755/int.326

Edição

Secção

Número 5 - Educação ética e cidadania: conceitos e perspectivas.