O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público

Authors

  • Eduardo Nuno Fonseca Escola Secundária Aristides de Sousa Mendes

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.326

Keywords:

Doutrinamento, Educação Pública, Estado Novo, Critérios Impeditivos.

Abstract

O doutrinamento é um delicado problema educacional que no contexto português assume uma intensidade e pertinência particulares, dado a experiência recente de doutrinamento de cariz religioso no âmbito da escola pública durante o longo período ditatorial. Todavia, com base num enquadramento conceptual mais refinado e de um conjunto de premissas, e estando consciente das repercussões de tal experiência, apresenta-se um conjunto de critérios impeditivos que permite a consideração de abordagens assentes na ética da virtude, como legítimas possibilidades de intervenção na área da Formação Pessoal e Social no sistema público português.

Published

2007-04-05

How to Cite

Fonseca, E. N. (2007). O doutrinamento como falácia? Contributos para o aclaramento da problemática no contexto do ensino público. Interacções, 3(5). https://doi.org/10.25755/int.326

Issue

Section

Number 5 - Ethics education and citizenship: concepts and perspectives