Competências Socioemocionais

O Entendimento de Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental

Autores

  • Deise Aparecida de Resende Leite Universidade Municipal de São Caetano do Sul https://orcid.org/0009-0006-5972-4793
  • Paulo Sergio Garcia Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.32652

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar as diretrizes contidas no Documento Curricular da rede de ensino de Santo André, bem como os entendimentos dos Assistentes Pedagógicos, do Ensino Fundamental, anos iniciais, sobre as competências socioemocionais. A pesquisa utilizou a metodologia qualitativa, baseada na análise de documento e na pesquisa colaborativa. A seleção desta metodologia prendeu-se ao fato de se buscar responder o problema desta presente pesquisa, por sua complexidade, a partir da colaboração e do diálogo entre a pesquisadora e alguns Assistente Pedagógicos da rede municipal de Santo André. Os resultados revelaram que a rede de ensino da cidade não dispõe de um documento para nortear o trabalho com as competências socioemocionais. O Documento Curricular apenas tangencia o tema de forma superficial e dispersa. A partir da análise do entendimento dos Assistentes Pedagógicos foi possível evidenciar que o trabalho envolvendo as competências socioemocionais está presente na escola apoiado em situações que envolvem jogos, brincadeiras, na resolução de conflitos, entre outros, mas de forma fragmentada. Esses profissionais realizam muitas ações em relação às competências, mas essas são muito mais intuitivas e não apareceram em forma de projetos sistêmicos. Nenhuma instituição possuía um projeto para abordar o assunto. Desta forma, existe a necessidade de formação profissional para os Assistentes Pedagógicos, professores e demais profissionais, bem como a criação de ações possíveis e iniciativas no âmbito da escola e da sala de aula.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Leite, D. A. de R., & Garcia , P. S. (2023). Competências Socioemocionais : O Entendimento de Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental. Revista Interacções, 19(65), 1–24. https://doi.org/10.25755/int.32652