Educadores, adolescentes e jovens: discutindo a educação para as relações étnico-raciais

Autores

  • Denise Maria Soares Lima Universidade Católica de Brasília – UCB
  • Carlos Ângelo de Meneses Sousa Universidade Católica de Brasília – UCB

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3359

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Adolescência, Currículo, Políticas educacionais.

Resumo

O artigo tem como objetivo geral identificar as percepções dos professores do Ensino Médio do Distrito Federal acerca de como ocorrem as relações étnico-raciais no espaço escolar, focando os adolescentes/jovens, e as consequências no processo de aprendizagem e interação, particularmente para os estudantes negros. De maneira específica, pretendeu-se: (1) analisar a relevância da educação para as relações étnico-raciais à luz da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDEN) e (2) refletir sobre a necessidade do estudo da História e Cultura Afro-brasileira para o reconhecimento e valorização das pessoas negras, destacando-se especialmente a importância desse processo no período da adolescência. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e entrevistas semiestruturada com os docentes. Concluiu-se que o professorado conhece a legislação, assim como a considera elemento importante no combate ao racismo e seus desdobramentos, contudo, um conjunto de dados sugere posições contraditórias entre a vontade de fazer e a dificuldade em operacionalizá-la. Além disso, os resultados apontam para a importância da educação para as relações étnico-raciais, demonstrando que a Lei é um tema que diz respeito a todas e a todos, não apenas aos grupos racialmente discriminados.

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Publicado

2014-01-01

Como Citar

Lima, D. M. S., & Sousa, C. Ângelo de M. (2014). Educadores, adolescentes e jovens: discutindo a educação para as relações étnico-raciais. Revista Interacções, 9(26). https://doi.org/10.25755/int.3359