Educadores, adolescentes e jovens: discutindo a educação para as relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.3359Keywords:
Relações étnico-raciais, Adolescência, Currículo, Políticas educacionais.Abstract
O artigo tem como objetivo geral identificar as percepções dos professores do Ensino Médio do Distrito Federal acerca de como ocorrem as relações étnico-raciais no espaço escolar, focando os adolescentes/jovens, e as consequências no processo de aprendizagem e interação, particularmente para os estudantes negros. De maneira específica, pretendeu-se: (1) analisar a relevância da educação para as relações étnico-raciais à luz da Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBDEN) e (2) refletir sobre a necessidade do estudo da História e Cultura Afro-brasileira para o reconhecimento e valorização das pessoas negras, destacando-se especialmente a importância desse processo no período da adolescência. A metodologia utilizada foi a quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e entrevistas semiestruturada com os docentes. Concluiu-se que o professorado conhece a legislação, assim como a considera elemento importante no combate ao racismo e seus desdobramentos, contudo, um conjunto de dados sugere posições contraditórias entre a vontade de fazer e a dificuldade em operacionalizá-la. Além disso, os resultados apontam para a importância da educação para as relações étnico-raciais, demonstrando que a Lei é um tema que diz respeito a todas e a todos, não apenas aos grupos racialmente discriminados.
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