Definições dos Professores do Ensino Superior sobre Metodologias Ativas

Uma Análise pela Proposta da Gestão do Conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.35428

Resumo

No ensino superior, os docentes da área de informática, embora familiarizados com o uso de recursos tecnológicos digitais, enfrentam desafios educacionais quanto ao uso de estratégias pedagógicas. Isto se deve ao fato de que muitos desses professores não tiveram em sua formação inicial disciplinas que auxiliassem nas práticas pedagógicas em sala de aula. As práticas pedagógicas adotadas por esses docentes são, normalmente, resultado de suas experiências e práticas exercidas em um ambiente profissional na área da informática. O período de pandemia da Covid-19 demonstrou a necessidade de haver formação continuada para que os docentes usassem práticas pedagógicas efetivas com apoio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Diante desse cenário, o objetivo geral deste estudo consiste em identificar métodos e ferramentas da Gestão do Conhecimento que possam ser utilizados na formação continuada de docentes na área da informática para o uso de metodologias ativas nos seus processos de ensino. Para satisfazer os objetivos desta pesquisa, a metodologia é de natureza aplicada através de pesquisa exploratória com abordagem mista através de instrumento de coleta de dados no modelo de questionário, apresentado aos participantes na versão online, com posterior análise estatística e de conteúdo. Os resultados identificados com essa pesquisa permitem que sejam sugeridos métodos e ferramentas da GC que possam contribuir significativamente na solução dos principais desafios enfrentados por este grupo de docentes, no que diz respeito à adoção de metodologias ativas em conjunto com as TDIC.

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Publicado

2024-12-29

Como Citar

Lenco, J. M. P., de Almeida, I. C., Forno, L. F. D. ., & Sartori, V. . (2024). Definições dos Professores do Ensino Superior sobre Metodologias Ativas: Uma Análise pela Proposta da Gestão do Conhecimento . Revista Interacções, 20(67), 1–27. https://doi.org/10.25755/int.35428