A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores

Autores

  • Daniela Cassia Sudan Mestre pelo Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.
  • Denise de Freitas Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.356

Palavras-chave:

Formação de professores, Professor-pesquisador, Prática reflexiva.

Resumo

Este artigo é um olhar interpretativo sobre uma pesquisa de mestrado realizada por uma professora a respeito de sua própria prática, apoiada por dois grupos de interlocutores/as, um da escola e outro da academia. O desenvolvimento da pesquisa e da docência pôde avançar de maneira colaborativa, apoiado por uma metodologia de pesquisa que possibilitou incorporar tanto aspectos objetivos quanto subjetivos referentes à prática docente. O método foi construído com tomadas de dados em gravações audiovisuais das aulas da professora, elaboração de diário de bordo como parte da construção de sua autobiografia e registro e promoção de encontros com os dois grupos de interlocutores/as, constituídos por pós-graduandos, juntamente com a orientadora e professores do ensino médio. A passagem da posição de professora-reflexiva para a de professora-pesquisadora foi potencializada pelos interlocutores durante os encontros reflexivos, que a ajudaram a repensar sua relação com os alunos e a lidar com algumas de suas ilusões pedagógicas, desvelando, em parte, crenças e atitudes que implicitamente regulavam sua prática didática. Destacamos algumas condições que tornaram viável esse processo, como a aceitação da professora em se defrontar consigo mesma e aproximar-se da compreensão do seu próprio processo de pessoa aprendente, a revelação de aspectos subjetivos da professora (suas escolhas, visão de mundo, atitudes, dificuldades, angústias e sofrimentos) e também a interação com os grupos de interlocutores na academia, que contribuiu com novos pontos de vista na análise das questões apresentadas e na sustentação metodológica da pesquisa.

Downloads

Publicado

2008-04-05

Como Citar

Sudan, D. C., & Freitas, D. de. (2008). A professora pesquisadora: contribuições dos interlocutores. Revista Interacções, 4(8). https://doi.org/10.25755/int.356

Edição

Secção

Número 8 - A prática profissional de professores: a centralidade da reflexão nos processos de supervisão.