A Natureza da Ciência (NOS)
Conhecimento dos Alunos do Ensino Básico, Secundário e Superior
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.35740Resumo
A inclusão da Natureza da Ciência (cujo acrónimo em Inglês é “NOS”) tem sido alvo de preocupação nos currículos das disciplinas de Ciências dos últimos anos, à medida que os académicos vão conhecendo mais acerca do modo como se aprende. Neste estudo pretendeu-se investigar o conhecimento da NOS, no que diz respeito ao conhecimento processual da Ciência, nomeadamente no controlo das variáveis independentes. Participaram numa primeira fase, 163 alunos dos ensinos básico, secundário e superior, partindo de uma questão de escolha múltipla, adaptada da prova de aferição de Português e Estudo do Meio de 2018, do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa segunda fase participaram os 47 alunos do 7.º ano de escolaridade, que responderam a uma questão sobre o design experimental de uma investigação em Química, envolvendo também as variáveis independentes. Para além desta técnica de recolha de dados, de testagem, foram registadas algumas notas de campo. Os resultados da análise estatística realizada em SPSS®, indicam uma correlação entre o ano de escolaridade e a opção correta na questão de escolha múltipla. Os resultados revelam, contudo, que apenas 45% dos alunos do 7.º ano de escolaridade do 3.º CEB optaram pela afirmação correta. Os resultados da segunda etapa revelam que apenas 12,8% dos alunos responderam corretamente. Os resultados obtidos vão ao encontro de outras investigações realizadas no nosso país que indicam lacunas no conhecimento, por parte dos professores, bem como o facto ensinarem, a NOS de forma limitada, o que poderá justificar as dificuldades dos alunos, neste estudo, nomeadamente nos do 3.º CEB.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Ana Fernandes, Cristina Raposo, Sandra Soares
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.