A Natureza da Ciência (NOS)
Conhecimento dos Alunos do Ensino Básico, Secundário e Superior
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.35740Abstract
A inclusão da Natureza da Ciência (cujo acrónimo em Inglês é “NOS”) tem sido alvo de preocupação nos currículos das disciplinas de Ciências dos últimos anos, à medida que os académicos vão conhecendo mais acerca do modo como se aprende. Neste estudo pretendeu-se investigar o conhecimento da NOS, no que diz respeito ao conhecimento processual da Ciência, nomeadamente no controlo das variáveis independentes. Participaram numa primeira fase, 163 alunos dos ensinos básico, secundário e superior, partindo de uma questão de escolha múltipla, adaptada da prova de aferição de Português e Estudo do Meio de 2018, do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Numa segunda fase participaram os 47 alunos do 7.º ano de escolaridade, que responderam a uma questão sobre o design experimental de uma investigação em Química, envolvendo também as variáveis independentes. Para além desta técnica de recolha de dados, de testagem, foram registadas algumas notas de campo. Os resultados da análise estatística realizada em SPSS®, indicam uma correlação entre o ano de escolaridade e a opção correta na questão de escolha múltipla. Os resultados revelam, contudo, que apenas 45% dos alunos do 7.º ano de escolaridade do 3.º CEB optaram pela afirmação correta. Os resultados da segunda etapa revelam que apenas 12,8% dos alunos responderam corretamente. Os resultados obtidos vão ao encontro de outras investigações realizadas no nosso país que indicam lacunas no conhecimento, por parte dos professores, bem como o facto ensinarem, a NOS de forma limitada, o que poderá justificar as dificuldades dos alunos, neste estudo, nomeadamente nos do 3.º CEB.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Ana Fernandes, Cristina Raposo, Sandra Soares

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.