A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para educação infantil no período de 1996 a 2006

Autores

  • Célia Maria Guimarães UNESP/BRASIL
  • Claudia Cristina Garcia Piffer Lopes UNESP/BRASIL
  • Juliana Gonçalves Diniz Fernandes UNESP/BRASIL
  • Silvia Castilho Sábio UNESP/BRASIL
  • Silvia Adriana Rodrigues UNESP/BRASIL
  • Tatiane Dalpério Toninato UNESP/BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.359

Palavras-chave:

Estado da arte, Professor de crianças pequenas, Práticas de formação, Educação infantil.

Resumo

O presente texto versa sobre pesquisa realizada entre agosto/2006 e novembro/2007 pelos alunos matriculados na disciplina “Praticas de formação do profissional de educação infantil” do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/UNESP. Trata-se de estado da arte da pesquisa sobre práticas de formação inicial e continuada em serviço de professores para educação infantil no Brasil a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96 até 2006. O objetivo geral eleito foi dar visibilidade à produção brasileira sobre formação do professor de crianças pequenas e, sobretudo, analisar quais aspectos as pesquisas têm enfatizado relativamente a formação de professores. Assim, os objetivos específicos foram analisar as seguintes categorias: aspectos da formação docente e práticas formativas; papel do professor da educação infantil; aspectos, saberes e experiências necessários ao professor de crianças pequenas; a concepção de criança; função/finalidade social da educação infantil; concepção de educação infantil. A metodologia consistiu em mapeamento bibliográfico e seleção de trabalhos apresentados durante as reuniões da ANPED[1] e trabalhos publicados em periódicos nacionais e internacionais na área de educação (Qualis A). A etapa de leituras e análises resultou na seleção de 17 trabalhos e na elaboração das 6 categorias de análise citadas. É possível apontar que o número de pesquisas no período (17) revela que a LDB/96 não impulsionou, como pressupúnhamos, as pesquisas relacionadas às práticas de formação do professor de crianças pequenas. Contudo, influenciou de modo particular os autores das pesquisas a respeito da visão de criança e da função da educação infantil.

[1] Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

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Publicado

2008-07-06

Como Citar

Guimarães, C. M., Lopes, C. C. G. P., Fernandes, J. G. D., Sábio, S. C., Rodrigues, S. A., & Toninato, T. D. (2008). A produção científica brasileira sobre as práticas de formação inicial e continuada de professores para educação infantil no período de 1996 a 2006. Revista Interacções, 4(9). https://doi.org/10.25755/int.359

Edição

Secção

Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.