Os Ambientes Educativos Inovadores do Projeto Re.Ma.C. para uma Aprendizagem Integrada das Ciências Naturais e do Português
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36038Resumo
Nas últimas décadas, as escolas portuguesas têm vindo a acolher alunos de diferentes origens sociais, culturais e linguísticas, propiciando salas de aula multilingues e multiculturais. É neste seguimento que surge o projeto internacional Erasmus+ Reinventing Mainstream Classrooms (Re.Ma.C.) que integra Chipre, Grécia, Malta e Itália, países europeus que, tal como Portugal, enfrentam o enorme desafio de dar resposta às necessidades dos alunos migrantes, integrados nos seus sistemas educativos. Com o Re.Ma.C pretende-se proporcionar oportunidades educativas iguais para todos, em contexto de sala de aula, e em diferentes áreas do saber, tais como, Ciências Naturais e Português. Em paralelo, as abordagens pedagógicas modernas evidenciam a importância da utilização de metodologias ativas de ensino, aprendizagem e avaliação em prol de uma educação de sucesso. Este estudo centra-se na aplicação do Modelo de Rotação por Estações para a aprendizagem de conteúdos de Ciências Naturais, em particular, a biodiversidade animal, numa turma de 5.º ano de escolaridade, articulando-se atividades com diferentes graus de complexidade ajustadas aos níveis de proficiência linguística dos alunos. Utilizando-se uma metodologia qualitativa, tenciona-se perceber se este Modelo de Rotação por Estações potencia a inclusão de todos os alunos, desde os falantes nativos (N) aos falantes de nível A1, A2 e B1 que integram a turma-alvo. A recolha da informação processar-se-á através de observação naturalista e participante, com recurso a notas de campo, complementada com entrevistas semiestruturadas ao professor cooperante, pré e pós-intervenção pedagógica, bem como a análise das produções dos alunos. Em virtude de este estudo estar a decorrer, não é ainda possível proceder a um entendimento cabal acerca da aplicação deste modelo. Porém, observa-se que as atividades são passíveis de ser realizadas por alunos com níveis de proficiência diferentes, articulando-se o conhecimento sobre biodiversidade animal e a aprendizagem da língua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Débora Sofia Gonçalves Coelho, Cátia Sofia Valagão Pires, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio Gonçalves, Teresa Maló Sequeira
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.