Educação STEAM Outdoor

Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação

Autores

  • Marisa Correia Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0001-6205-4475
  • David Beirante Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • Ana Serrão-Arrais Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • David Catela Escola Superior de Desporto de Rio Maior | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0003-0759-8343
  • Raquel Santos Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0003-3838-6626
  • Maria Clara Martins Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0002-0689-8099
  • Sónia Galinha Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0001-6138-9695
  • Helena Luís Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0002-6947-2597
  • Isabel Dias Escola Superior de Educação e Ciências Sociais | Instituto Politécnico de Leiria; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0001-5522-3760
  • Liliana Ramos Escola Superior de Desporto de Rio Maior | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT) https://orcid.org/0000-0002-2858-3143
  • António Portelada Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0003-4499-9517
  • Vera Simões Escola Superior de Desporto de Rio Maior | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT) https://orcid.org/0000-0001-5124-2446
  • Paula Pinto Escola Superior Agrária | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS)
  • Susana Franco Escola Superior de Desporto de Rio Maior | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação & Inovação em Desporto, Atividade Física e Saúde (SPRINT) https://orcid.org/0000-0002-5752-5233
  • Regina Ferreira Escola Superior de Saúde | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV)
  • Teresa Ribeirinha Escola Superior de Educação | Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0002-5678-3476

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.36206

Resumo

A educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática), aliada ao ambiente outdoor, poderá promover o desenvolvimento integral e harmonioso das crianças e jovens, uma vez que se perspetivam aprendizagens significativas e o incentivo à adoção de estilos de vida saudáveis. O presente estudo tem como principais objetivos avaliar a perceção de educadores de infância e professores do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, de um agrupamento de escolas de Portugal, acerca do uso pedagógico de espaços exteriores, e averiguar quais as competências e necessidades de formação que estes identificam como fundamentais para implementar a abordagem STEAM outdoor. Utilizando uma abordagem de métodos mistos, recolheram-se dados provenientes de uma entrevista (N = 8) e de um questionário (N = 49), desenvolvido e validado para o efeito. Os resultados sugerem que os docentes percecionam os espaços exteriores das suas escolas como locais com potencial pedagógico para implementação da abordagem STEAM, sendo as dimensões mais prevalentes a  ludomotora, expressiva e de bem-estar. Contudo, verificou-se uma frequência reduzida de realização de atividades de articulação curricular, envolvendo duas ou mais áreas STEAM nestes espaços, que poderá ser explicada pela extensão e rigidez curricular. Além disso, os docentes consideram essencial a formação para o uso pedagógico de espaços exteriores, a mudança de práticas e a promoção da interdisciplinaridade. Embora a maioria não tenha formação nesse contexto, há uma disposição para participar em cursos de capacitação. Nesse sentido, é crucial oferecer oportunidades de formação para explorar o potencial pedagógico dos espaços exteriores e da educação STEAM ao ar livre.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Correia, M., Beirante, D. ., Serrão-Arrais, A. ., Catela, D. ., Santos, R., Martins, M. C. ., Galinha, S. ., Luís, H. ., Dias, I., Ramos, L. ., Portelada, A. ., Simões, V., Pinto, P., Franco, S., Ferreira, R., & Ribeirinha, T. (2024). Educação STEAM Outdoor: Perceções dos Docentes e Oportunidades de Formação. Revista Interacções, 20(68), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.36206