Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA

Autores

  • Luisa Dias Brito Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos.
  • Marcos Lopes de Souza Universidade do Sudoeste da Bahia.
  • Denise de Freitas Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.364

Palavras-chave:

Formação de Professores, Relação CTSA, Natureza do Conhecimento Científico.

Resumo

Neste artigo analisamos os aspectos que inviabilizam aos licenciandos do curso de Ciências Biológicas a adoção de uma nova compreensão sobre o processo de produção do conhecimento científico e uma possível abordagem das relações Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente nas aulas que ministram durante os estágios curriculares em ensino de Ciências e Biologia. Através da análise de conteúdos das idéias e concepções dos alunos, registradas pelos pesquisadores, e de textos de auto-avaliação produzidos pelos licenciandos, durante as disciplinas de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Ciências e em Biologia, identificou-se uma resistência em compreender o conhecimento específico numa perspectiva que englobe seus aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos. Isto decorre da formação e da visão de mundo construídas ao longo da trajetória escolar, particularmente a universitária, influenciando sobremaneira as suas concepções a respeito da ciência e do ensinar‑aprender sobre ciências, especificamente biologia.

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Publicado

2008-07-06

Como Citar

Brito, L. D., Souza, M. L. de, & Freitas, D. de. (2008). Formação inicial de professores de ciências e biologia: a visão da natureza do conhecimento científico e a relação CTSA. Revista Interacções, 4(9). https://doi.org/10.25755/int.364

Edição

Secção

Número 9 - Formação de professores: necessidades e experiências de formação diversificadas.