Princípios, Dimensões e Critérios de Responsabilidade Social das Escolas do Ensino Básico e Secundário
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.36435Resumo
Este artigo tem como propósito identificar dimensões, critérios e princípios de responsabilidade social em contexto escolar. A metodologia utilizada é qualitativa. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, uma análise documental de 93 projetos educativos de escolas do ensino obrigatório e quatro focus group a diretores de escolas e professores. Com a revisão da literatura, percebemos que a responsabilidade social no ensino superior é uma prática recorrente, mas ainda incipiente em estabelecimento de ensino básico e secundário. Esta investigação enfatiza uma área pouco explorada na literatura e na prática educacional no ensino obrigatório. A revisão da literatura evidenciou a maturidade do conceito e a sua aplicação no ensino superior, ao mesmo tempo que revelou oportunidades para a sua adaptação a outros níveis de ensino, contribuindo para a melhoria da gestão escolar. Com base nisso, procurámos identificar práticas de responsabilidade social do ensino superior que possam ser adaptadas ao ensino não superior. Da análise dos projetos educativos, verificámos que apenas 16 escolas referem a expressão responsabilidade social. Os participantes do estudo identificam como áreas essenciais de responsabilidade da escola, a educação cívica, e a responsabilidade ambiental. Propomos quatro dimensões de responsabilidade social escolar, nomeadamente: 1) liderança e gestão organizacional, 2) dimensão ambiental, 3) dimensão social, e 4) processos educativos. Definimos 21 critérios de responsabilidade social das escolas. Apresentamos três princípios de responsabilidade social em contexto escolar, nomeadamente: 1) responsabilidade pessoal, 2) responsabilidade da liderança e 3) responsabilidade global.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Leonor Haydée Viegas, Manuel Jacinto de Ascensão Jardim, Mário Fernando Carrilho Negas
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.