Princípios, Dimensões e Critérios de Responsabilidade Social das Escolas do Ensino Básico e Secundário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.36435

Resumo

Este artigo tem como propósito identificar dimensões, critérios e princípios de responsabilidade social em contexto escolar. A metodologia utilizada é qualitativa. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura, uma análise documental de 93 projetos educativos de escolas do ensino obrigatório e quatro focus group a diretores de escolas e professores. Com a revisão da literatura, percebemos que a responsabilidade social no ensino superior é uma prática recorrente, mas ainda incipiente em estabelecimento de ensino básico e secundário. Esta investigação enfatiza uma área pouco explorada na literatura e na prática educacional no ensino obrigatório. A revisão da literatura evidenciou a maturidade do conceito e a sua aplicação no ensino superior, ao mesmo tempo que revelou oportunidades para a sua adaptação a outros níveis de ensino, contribuindo para a melhoria da gestão escolar. Com base nisso, procurámos identificar práticas de responsabilidade social do ensino superior que possam ser adaptadas ao ensino não superior. Da análise dos projetos educativos, verificámos que apenas 16 escolas referem a expressão responsabilidade social. Os participantes do estudo identificam como áreas essenciais de responsabilidade da escola, a educação cívica, e a responsabilidade ambiental. Propomos quatro dimensões de responsabilidade social escolar, nomeadamente: 1) liderança e gestão organizacional, 2) dimensão ambiental, 3) dimensão social, e 4) processos educativos. Definimos 21 critérios de responsabilidade social das escolas. Apresentamos três princípios de responsabilidade social em contexto escolar, nomeadamente: 1) responsabilidade pessoal, 2) responsabilidade da liderança e 3) responsabilidade global.

Biografia Autor

Leonor Haydée Viegas, Universidade Aberta de Lisboa

Leonor Haydée Viegas, doutoranda em Estudos Globais na Universidade Aberta de Lisboa. É licenciada e mestre em Educação Social pela Universidade do Algarve, e licenciada em Psicologia pela Universidade Lusófona.
É investigadora no projeto de investigação "Perspetivas sobre a felicidade. Contributos para Portugal no World Happiness Report (ONU)". Investigadora no Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Viegas, L. H. ., Jardim, M. J. de A., & Negas, M. F. C. . (2024). Princípios, Dimensões e Critérios de Responsabilidade Social das Escolas do Ensino Básico e Secundário. Revista Interacções, 20(67), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.36435