Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Ciclo Alfabetizatório no Brasil

Algumas reflexões

Autores

  • Josiney da Silva Trindade Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-UFAM) https://orcid.org/0000-0002-5423-8466
  • Francisca Maria Coelho Cavalcanti Universidade Federal do Amazonas (UFAM) https://orcid.org/0000-0003-0749-2063
  • Geizyany Santos da Silva Secretaria Municipal de Educação de Uruará (SEMED-Uruará)

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37097

Resumo

Neste artigo, tivemos como objetivo refletir sobre os possíveis impactos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Ciclo Alfabetizatório da rede de ensino público brasileiro. Para tanto, realizamos este estudo com uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de uma pesquisa documental realizada na Plataforma QEdu, com recorte temporal de 2012 a 2018. De modo geral, os resultados demonstram que não houve de fato avanços substanciais nos indicadores do Ciclo Alfabetizatório da rede de ensino público brasileiro, apesar da implementação do PNAIC, visto que seus impactos se apresentaram de forma irregular ao longo dos anos, isto é, ora com pequenos avanços ora estanques ou descontinuidades. De todo modo, esses resultados levantam questões importantes não só sobre a eficiência do PNAIC, mas também sobre a eficácia do sistema educacional em promover a alfabetização-letramento e habilidades matemáticas entre os estudantes.

Biografias Autor

Francisca Maria Coelho Cavalcanti , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Psicologia e Ciências da Educação; Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação (GPGTE); Grupo de Estudo e Pesquisa em Processo de Trabalho e Serviço Social na Amazônia (GETRA). 

Geizyany Santos da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Uruará (SEMED-Uruará)

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Professora da rede municipal de ensino de Uruará-PA. 

Downloads

Publicado

2025-07-23

Como Citar

Trindade, J. da S., Coelho Cavalcanti , F. M., & Santos da Silva, G. (2025). Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Ciclo Alfabetizatório no Brasil: Algumas reflexões . Revista Interacções, 21(70), 1–22. https://doi.org/10.25755/int.37097