Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e Ciclo Alfabetizatório no Brasil
Algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37097Abstract
Neste artigo, tivemos como objetivo refletir sobre os possíveis impactos do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Ciclo Alfabetizatório da rede de ensino público brasileiro. Para tanto, realizamos este estudo com uma abordagem qualitativa, sendo os dados coletados por meio de uma pesquisa documental realizada na Plataforma QEdu, com recorte temporal de 2012 a 2018. De modo geral, os resultados demonstram que não houve de fato avanços substanciais nos indicadores do Ciclo Alfabetizatório da rede de ensino público brasileiro, apesar da implementação do PNAIC, visto que seus impactos se apresentaram de forma irregular ao longo dos anos, isto é, ora com pequenos avanços ora estanques ou descontinuidades. De todo modo, esses resultados levantam questões importantes não só sobre a eficiência do PNAIC, mas também sobre a eficácia do sistema educacional em promover a alfabetização-letramento e habilidades matemáticas entre os estudantes.
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Copyright (c) 2025 Josiney da Silva Trindade, Francisca Maria Coelho Cavalcanti , Geizyany Santos da Silva

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