As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do Estado do Amapá e sua relação com o meio ambiente
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.374Palavras-chave:
Escola-família, Educação rural, Meio ambiente.Resumo
O presente artigo objetiva apresentar o trabalho desenvolvido pelas Escolas Famílias Agrícola e Agroextrativistas (EFAs) do Estado do Amapá, Brasil, e como sua proposta pedagógica se relaciona com a sociobiodiversidade da região Amazônica. O artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulado “Escolas Família do estado do Amapá: práticas e significados” no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), UFPA, sob a orientação da Profª Drª Lígia T. L. Simonian, defendida em Março de 2005. As EFAs são escolas que apresentam uma proposta pedagógica diferenciada e que busca respeitar a realidade do ambiente rural, sendo que em geral as escolas rurais convencionais não consideram as necessidades e vivência dos estudantes do meio rural. As EFAs tem seu surgimento a partir da iniciativa dos próprios trabalhadores rurais, com o apoio da Igreja Católica. A opção metodológica adotada para a realização do estudo fundou-se no enfoque interdisciplinar, na medida em que o objeto de estudo precisa ser discutido a partir da contribuição de várias áreas do conhecimento, envolvendo aspectos sociais, educacionais, políticos, econômicos, que descortinados favorecerão a compreensão da proposta educativa em análise. Em termos operacionais a pesquisa foi desenvolvida junto as EFA obedecendo aos seguintes procedimentos metodológicos: Pesquisa bibliográfica – fundamentação teórica da pesquisa e apreensão qualificada do objeto de estudo, envolvendo leitura, análise e sistematização de indicações bibliográficas referentes ao tema do estudo; Pesquisa documental – programas, projetos, relatórios, instrumentos pedagógicos adotados pelas EFA; Estudo de casos múltiplos. As conclusões que se pode retirar de um trabalho com o caráter das EFAs é o seu grande potencial para o desenvolvimento de uma educação de qualidade para uma clientela que por si só possuem uma vontade e compromisso de construir uma melhoria na sua qualidade de vida. A busca da sustentabilidade ainda é incipiente dentro da realidade trabalhada, quando se considera a sustentabilidade dentro do viés econômico e com possibilidades do aproveitamento dos recursos naturais de maneira eficiente, mas se houvesse um investimento maior elas teriam condições de produzir.Downloads
Publicado
2009-04-06
Como Citar
Nascimento, A. L. C. do N. C. do. (2009). As escolas-família agrícolas e agroextrativistas do Estado do Amapá e sua relação com o meio ambiente. Revista Interacções, 5(11). https://doi.org/10.25755/int.374
Edição
Secção
Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”.
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