Estratégias e Práticas na Formação Docente
Aprimorando Competências Digitais com o Digital Storytelling
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37424Resumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma tese de doutorado vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). O problema de pesquisa questionou como foi o processo de desenvolvimento de competências digitais em participantes de um curso de formação continuada sobre digital storytelling? O objetivo da pesquisa foi analisar o desenvolvimento de competências digitais por meio de um curso de formação continuada oferecido a professores da educação básica em Florianópolis. O curso utilizou o Digital Storytelling como estratégia didática, sendo elaborado com base em padrões internacionais de competências digitais, como o DigComp e DigCompEdu, e alinhado com diretrizes nacionais, como a BNCC e a BNC Formação. O curso também foi pensado para atender às necessidades dos professores durante a pandemia da COVID-19, ajudando-os a utilizar plataformas e recursos digitais para envolver os estudantes. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de caráter misto, incorporando elementos das abordagens qualitativas e quantitativas. Os resultados indicaram que o curso teve um impacto positivo na aquisição de competências digitais pelos professores, além de promover a colaboração e a reflexão sobre suas práticas docentes. Ficou evidente o potencial do curso como uma estratégia para a utilização didática das tecnologias digitais. Por fim, verificou-se que uma condição importante é proporcionar aos professores oportunidades para experimentar e refletir criticamente sobre o valor educativo das tecnologias digitais por meio de atividades práticas em colaboração com seus pares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Monalisa Pivetta da Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
