Educação, Exclusão Escolar e Violência

Interseccionalidade e Cidadania Restrita de Adolescentes e Jovens no Brasil

Autores

  • Guilherme Paiva de Carvalho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-1165-5761
  • Amanda Oliveira da Frota Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Mossoró (RN)
  • Karlla Christine Araújo Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-3992-2163

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37551

Resumo

A presente pesquisa propôs como objetivo analisar a perspectiva de adolescentes em conflito com a lei a respeito da educação. O artigo analisa a forma como as desigualdades de classe, as relações de gênero e a discriminação racial moldam as experiências de adolescentes e jovens que cometem atos infracionais na sociedade brasileira. A investigação tomou como objeto de estudo a experiência de adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no município de Mossoró (RN), destacando a relação entre desigualdades de classe, exclusão escolar e violência a partir de uma perspectiva interseccional. Para tratar da temática proposta, são considerados os entrecruzamentos entre gênero, classe social, discriminação racial e cidadania restrita. Como metodologia de pesquisa optou-se pela narrativa de vida com a realização de entrevista semiestruturada com adolescentes e jovens acompanhados/as pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Mossoró (RN). O estudo mostra a importância de melhorias na qualidade da educação e de políticas públicas para prevenção da violência e o apoio de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

Biografias Autor

Amanda Oliveira da Frota, Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Mossoró (RN)

Mestre em Ciências Sociais e Humanas e Servidora do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Mossoró (RN).

Karlla Christine Araújo Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH/UERN)

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Paiva de Carvalho, G., da Frota, A. O. ., & Souza, K. C. A. . (2024). Educação, Exclusão Escolar e Violência: Interseccionalidade e Cidadania Restrita de Adolescentes e Jovens no Brasil. Revista Interacções, 20(69), 1–25. https://doi.org/10.25755/int.37551