Educação, Exclusão Escolar e Violência
Interseccionalidade e Cidadania Restrita de Adolescentes e Jovens no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37551Resumo
A presente pesquisa propôs como objetivo analisar a perspectiva de adolescentes em conflito com a lei a respeito da educação. O artigo analisa a forma como as desigualdades de classe, as relações de gênero e a discriminação racial moldam as experiências de adolescentes e jovens que cometem atos infracionais na sociedade brasileira. A investigação tomou como objeto de estudo a experiência de adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa em meio aberto no município de Mossoró (RN), destacando a relação entre desigualdades de classe, exclusão escolar e violência a partir de uma perspectiva interseccional. Para tratar da temática proposta, são considerados os entrecruzamentos entre gênero, classe social, discriminação racial e cidadania restrita. Como metodologia de pesquisa optou-se pela narrativa de vida com a realização de entrevista semiestruturada com adolescentes e jovens acompanhados/as pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Mossoró (RN). O estudo mostra a importância de melhorias na qualidade da educação e de políticas públicas para prevenção da violência e o apoio de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.
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Direitos de Autor (c) 2024 Guilherme Paiva de Carvalho, Amanda Oliveira da Frota, Karlla Christine Araújo Souza
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