Medidas Socioeducativas, Cidadania e Violências
Encruzilhadas Perigosas na Construção de Novos Caminhos
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37552Resumo
Este artigo trata-se da sistematização de experiências vivenciadas por jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto, em um Grupo de Prestação de Serviço Comunitário (PSC). Utiliza as orientações teórico-metodológicas de Oscar Jara Holliday (2006) para sistematizar três encontros do Grupo de PSC, os quais abordavam o racismo, o território e as violências. O objetivo da sistematização foi identificar o conhecimento prévio e as experiências dos jovens com as temáticas, para posteriormente realizar um diagnóstico socioterritorial. Diante disso, foi possível identificar que a violência é um fenômeno que atua como um elo entre elas. Ela se manifesta na prática do racismo e nas dinâmicas sociais nos territórios. Assim, como resultado identificamos um letramento racial mutilado, tendo em vista que os jovens não transitavam com facilidade pela temática. Quanto ao território denunciaram a ausência de espaços de lazer e a presença do tráfico de drogas, ademais referem que os serviços públicos que acessam é a escola, embora estejam em evasão escolar, e a unidade básica de saúde eventualmente. Por fim, quanto a violência, os jovens revelaram que entre os seus tipos, conhecem a física e a sexual. Denunciaram que sofreram violência física nas abordagens policiais, e institucional nos estabelecimentos de ensino. Isto posto, pode-se afirmar que a sistematização dos encontros resultou em um produto que permite identificar as fragilidades nos territórios, nos saberes e nas práticas sociais, possibilitando, dessa forma, estratégias de intervenção com vistas ao exercício pleno da cidadania e a proteção integral desses jovens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Tatiane de Oliveira, Doutora
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.