A Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global (EDCG) na Prevenção da Violência de Género
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37557Resumo
As Desigualdades de Género são uma problemática com séculos de existência e, não obstante as melhorias significativas que têm ocorrido mundialmente, perpetuam-se na atualidade, em qualquer sociedade. Reconhece-se que os contextos educativos, de natureza formal ou não formal, são espaços potenciadores da sua reprodução, mas também locais com extremo potencial para a sua prevenção. A Educação surge como pilar fundamental às ações preventivas, especialmente a proposta da EDCG, enquanto lente para ler e agir no mundo, bem como as metodologias ativas e participativas associadas a práticas de EDCG, que potenciam a sensibilização e a prevenção de desigualdades e formas de violência. Neste artigo, apresentam-se dois casos promotores de reflexão sobre preconceitos e estereótipos de género, pela perspectiva de crianças e jovens, em contextos de educação formal e não formal. Identificaram-se perceções de injustiças de género, que conduziram a reflexões sobre as interdependências entre o Local e o Global, e a compreensão do valor atribuído a espaços seguros de partilha e à utilização de metodologias ativas e participativas para trabalhar problemáticas como as aqui apresentadas.
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