Impactos da Violência no Cotidiano de Estudantes de Escolas Públicas

Uma Análise Interseccional de Gênero e Sexualidade

Autores

  • João Paulo Pereira Barros Universidade Federal do Ceará
  • Mayara Ruth Nishiyama Soares Universidade Federal do Ceará
  • Carla Jéssica de Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Damião Soares de Almeida-Segundo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-2407-0583
  • Ana Thais de Albuquerque Norões Boutala Universidade Federal do Ceará
  • Levi de Freitas Costa Araújo Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0009-0000-6898-1106

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37561

Resumo

A violência urbana tem se consolidado como um dos maiores desafios para a permanência estudantil de juventudes periféricas, principalmente negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+, nos últimos anos. Tendo isto em vista, este artigo objetiva analisar como a violência armada em periferias urbanas impacta a vida de jovens estudantes de escolas públicas em territórios com elevadas taxas de letalidade juvenil em Fortaleza, no estado do Ceará, a partir, sobretudo, dos marcadores de gênero e sexualidade. Teoricamente, o estudo está ancorado na Psicologia Social, mas estabelece diálogos também com autores e autoras feministas e que problematizam as marcas da colonialidade na atualidade. A pesquisa possui base quantitativa e foi realizada em 12 escolas públicas de uma periferia da capital cearense, com uma amostra de 497 estudantes. Tendo como mote uma análise interseccional dos dados obtidos na pesquisa, depreende-se que mulheres cisgênero e pessoas LGBTQIAPN+ enfrentam violências mais variadas, especialmente ameaças, assaltos e violência sexual, do que homens cisgênero, necessitando adotar estratégias múltiplas de proteção. Além disso, estas populações também se sentem inseguras com maior frequência em diferentes espaços e sofrem mais os efeitos da violência em suas trajetórias educacionais, com destaque para a interferência emocional. Dessa forma, sobressai-se, na pesquisa, que a violência não afeta de maneira uniforme as diferentes populações, sendo essencial, nas políticas de enfrentamento à violência, uma abordagem interseccional que considere as desigualdades de gênero e sexualidade para compreender plenamente os impactos da violência nas trajetórias escolares de estudantes de escolas públicas nas periferias urbanas.

Biografias Autor

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ. Bolsista de Produtividade em Pesquisas Nível 1D do CNPQ.

Carla Jéssica de Araújo Gomes, Universidade Federal do Ceará

Graduada e mestra em Psicologia pela UFC. Doutoranda em Psicologia pela UFC e docente do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Membro do VIESES/UFC.

Damião Soares de Almeida-Segundo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pós-doutorando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Colaborador do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES).

Ana Thais de Albuquerque Norões Boutala, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), membra do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES), bolsista de iniciação científica CNPq.

Levi de Freitas Costa Araújo , Universidade Federal do Ceará

Graduando em psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES), bolsista de iniciação científica CNPq

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

João Paulo Pereira Barros, Soares, M. R. N., Carla Jéssica de Araújo Gomes, Damião Soares de Almeida-Segundo, Ana Thais de Albuquerque Norões Boutala, & Levi de Freitas Costa Araújo. (2024). Impactos da Violência no Cotidiano de Estudantes de Escolas Públicas: Uma Análise Interseccional de Gênero e Sexualidade. Revista Interacções, 20(69), 1–26. https://doi.org/10.25755/int.37561