Impactos da Violência no Cotidiano de Estudantes de Escolas Públicas
Uma Análise Interseccional de Gênero e Sexualidade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37561Resumo
A violência urbana tem se consolidado como um dos maiores desafios para a permanência estudantil de juventudes periféricas, principalmente negras, mulheres e pessoas LGBTQIA+, nos últimos anos. Tendo isto em vista, este artigo objetiva analisar como a violência armada em periferias urbanas impacta a vida de jovens estudantes de escolas públicas em territórios com elevadas taxas de letalidade juvenil em Fortaleza, no estado do Ceará, a partir, sobretudo, dos marcadores de gênero e sexualidade. Teoricamente, o estudo está ancorado na Psicologia Social, mas estabelece diálogos também com autores e autoras feministas e que problematizam as marcas da colonialidade na atualidade. A pesquisa possui base quantitativa e foi realizada em 12 escolas públicas de uma periferia da capital cearense, com uma amostra de 497 estudantes. Tendo como mote uma análise interseccional dos dados obtidos na pesquisa, depreende-se que mulheres cisgênero e pessoas LGBTQIAPN+ enfrentam violências mais variadas, especialmente ameaças, assaltos e violência sexual, do que homens cisgênero, necessitando adotar estratégias múltiplas de proteção. Além disso, estas populações também se sentem inseguras com maior frequência em diferentes espaços e sofrem mais os efeitos da violência em suas trajetórias educacionais, com destaque para a interferência emocional. Dessa forma, sobressai-se, na pesquisa, que a violência não afeta de maneira uniforme as diferentes populações, sendo essencial, nas políticas de enfrentamento à violência, uma abordagem interseccional que considere as desigualdades de gênero e sexualidade para compreender plenamente os impactos da violência nas trajetórias escolares de estudantes de escolas públicas nas periferias urbanas.
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