Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças em Escolas da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37678Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência a partir das ações desenvolvidas em um projeto de extensão universitária cujo objetivo é produzir estratégias para o enfrentamento à violência sexual contra crianças. As ações ocorreram em três Unidades Municipais de Educação voltadas para a Educação Infantil e teve como público cerca de 116 crianças, com idades entre quatro e cinco anos, e 14 pessoas adultas, como professoras, acompanhantes terapêuticas, profissionais de apoio escolar inclusivo e intérprete de libras. Foram realizadas rodas de conversa com o intuito de escutar as professoras e construir um espaço no qual elas se sentissem confortáveis para falar sobre como eram afetadas pelo tema; bem como seis rodas lúdicas com as crianças com as seguintes temáticas: identificação dos sentimentos; direitos humanos das crianças; consentimento; corpo e aspectos relacionados à violência sexual. Como resultados, foi identificado a apreensão da noção de consentimento pelas crianças; a nomeação das partes de seu corpo; a diferenciação entre toques adequados e inadequados e os seus contextos. Para a continuidade do projeto, pretende-se inserir o diálogo sobre a igualdade racial e de gênero, bem como buscar a aproximação junto às famílias. Entende-se que é em rede e no coletivo que se combate a violência sexual contra crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Raquel Spaziani
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.