Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças em Escolas da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37678

Resumo

O artigo apresenta um relato de experiência a partir das ações desenvolvidas em um projeto de extensão universitária cujo objetivo é produzir estratégias para o enfrentamento à violência sexual contra crianças. As ações ocorreram em três Unidades Municipais de Educação voltadas para a Educação Infantil e teve como público cerca de 116 crianças, com idades entre quatro e cinco anos, e 14 pessoas adultas, como professoras, acompanhantes terapêuticas, profissionais de apoio escolar inclusivo e intérprete de libras. Foram realizadas rodas de conversa com o intuito de escutar as professoras e construir um espaço no qual elas se sentissem confortáveis para falar sobre como eram afetadas pelo tema; bem como seis rodas lúdicas com as crianças com as seguintes temáticas: identificação dos sentimentos; direitos humanos das crianças; consentimento; corpo e aspectos relacionados à violência sexual. Como resultados, foi identificado a apreensão da noção de consentimento pelas crianças; a nomeação das partes de seu corpo; a diferenciação entre toques adequados e inadequados e os seus contextos. Para a continuidade do projeto, pretende-se inserir o diálogo sobre a igualdade racial e de gênero, bem como buscar a aproximação junto às famílias. Entende-se que é em rede e no coletivo que se combate a violência sexual contra crianças.

Biografia Autor

Raquel Spaziani, Universidade Federal de São Paulo

Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Instituto de Saúde e Sociedade. Doutora em Educação Escolar pela Unesp de Araraquara. Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e Feminismos (CNPq).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Spaziani, R. . (2024). Ações de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças em Escolas da Educação Infantil. Revista Interacções, 20(69), 1–21. https://doi.org/10.25755/int.37678