Infância(s), Educação Infantil e Cidadania na Produção Acadêmica Brasileira (2014-2023)
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.37709Resumo
Embora os direitos das crianças estejam assegurados em documentos legais, práticas educativas precisam assegurar o exercício da cidadania, seja nas relações, no diálogo entre adultos e crianças desde bebês. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo revisitar e sintetizar a produção acadêmica sobre as intersecções entre infância(s), educação infantil e cidadania, com destaque para as questões de igualdade e equidade entre homens e mulheres desde a infância, como um possível caminho para a construção de uma sociedade não violenta. Por meio da revisão bibliográfica, foi realizada investigação de teses, dissertações, artigos e trabalhos de conclusão de curso, de produções correspondentes com a temática, visando compreender os modos pelos quais os temas infância(s), educação infantil e cidadania interagem nessas produções e impactam as vivências das crianças pequenas, desde bebês. Os dados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, considerando os seguintes eixos: a) formação docente para a primeira infância e propostas e práticas educativas na promoção da cidadania e no combate às violências; e b) infância, cidadania e políticas de atenção aos direitos das crianças. A análise das políticas públicas ressalta a necessidade de alinhar legislação e prática, garantindo a inclusão de todas as crianças na educação e priorizando a cidadania desde a infância, enquanto a formação docente deve abordar gênero e violência, promovendo práticas educativas que desenvolvam a consciência crítica das crianças sobre desigualdades sociais.
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