Infância(s), Educação Infantil e Cidadania na Produção Acadêmica Brasileira (2014-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.37709

Resumo

Embora os direitos das crianças estejam assegurados em documentos legais, práticas educativas precisam assegurar o exercício da cidadania, seja nas relações, no diálogo entre adultos e crianças desde bebês. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo revisitar e sintetizar a produção acadêmica sobre as intersecções entre infância(s), educação infantil e cidadania, com destaque para as questões de igualdade e equidade entre homens e mulheres desde a infância, como um possível caminho para a construção de uma sociedade não violenta. Por meio da revisão bibliográfica, foi realizada investigação de teses, dissertações, artigos e trabalhos de conclusão de curso, de produções correspondentes com a temática, visando compreender os modos pelos quais os temas infância(s), educação infantil e cidadania interagem nessas produções e impactam as vivências das crianças pequenas, desde bebês. Os dados foram analisados de forma descritiva e interpretativa, considerando os seguintes eixos: a) formação docente para a primeira infância e propostas e práticas educativas na promoção da cidadania e no combate às violências; e b) infância, cidadania e políticas de atenção aos direitos das crianças. A análise das políticas públicas ressalta a necessidade de alinhar legislação e prática, garantindo a inclusão de todas as crianças na educação e priorizando a cidadania desde a infância, enquanto a formação docente deve abordar gênero e violência, promovendo práticas educativas que desenvolvam a consciência crítica das crianças sobre desigualdades sociais.

Biografia Autor

Luciana Aparecida de Araujo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Fez Pós-doutorado pela Fundação Carlos Chagas (2013). Livre Docente em Pesquisa Pedagógica pela FFC/Unesp/Marília (2022). É professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências - Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Pesquisa. Atua principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, pesquisa pedagógica, pesquisa na formação e prática docente, alfabetização científica e pesquisa com crianças. É Líder do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC) e pesquisadora do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis, do(a) Universidade Federal de Alagoas, todos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Izidro dos Anjos, C., & de Araujo, L. A. (2024). Infância(s), Educação Infantil e Cidadania na Produção Acadêmica Brasileira (2014-2023). Revista Interacções, 20(69), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.37709