A educação ambiental e a construção de mapas falantes em processo de pesquisa-ação em comunidade indígena na Amazônia

Autores

  • Renata Ferraz de Toledo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA
  • Maria Cecília Focesi Pelicioni Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.382

Palavras-chave:

Pesquisa-ação, mapa-falante, população indígena, educação ambiental, participação comunitária.

Resumo

O aumento da concentração populacional e as alterações do modo de vida tradicional da comunidade indígena do Distrito de Iauaretê, Município de São Gabriel da Cachoeira/AM, Terra Indígena do Alto Rio Negro, têm resultado em agravos à saúde da população, principalmente devido à ausência de saneamento básico. O objetivo deste estudo foi descrever o processo de educação ambiental desenvolvido em uma comunidade indígena, com vistas à identificação de representações sobre o processo saúde-doença e à melhoria das condições de vida da população. O método utilizado foi a pesquisa-ação em processo de educação ambiental, por meio de instrumentos aplicados em reuniões comunitárias, como mapas-falantes e painéis de fotos.  Identificou-se que os indígenas, mesmo reconhecendo a atual situação de degradação socioambiental local e os agravos à saúde a que estavam expostos, ainda não haviam incorporado esse conhecimento na vida cotidiana. Os moradores que interagiram na pesquisa demonstraram o desejo por melhorias sanitárias. Contudo, ficou claro que, a oferta de infra-estrutura não será suficiente para garantir a saúde e romper ciclos de transmissão de doenças, fazendo-se necessário o desenvolvimento de um processo educativo em saúde e meio ambiente voltado para uma reflexão crítica da realidade e a sua transformação, reforçando práticas saudáveis que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida. O método da pesquisa-ação mostrou‑se extremamente adequado em um processo de educação ambiental que objetiva a busca de soluções para determinada problemática de forma participativa e dialógica e a melhoria das condições de vida da população.

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Publicado

2009-04-06

Como Citar

Toledo, R. F. de, & Focesi Pelicioni, M. C. (2009). A educação ambiental e a construção de mapas falantes em processo de pesquisa-ação em comunidade indígena na Amazônia. Revista Interacções, 5(11). https://doi.org/10.25755/int.382

Edição

Secção

Número 11 - Pesquisas em educação ambiental distantes do que se denomina “ciência normal”.