Editorial - Programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico

Autores

  • A Equipa de Formadoras da ESES Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.385

Palavras-chave:

Formação contínua, Desenvolvimento profissional de professores, Educação matemática, Supervisão.

Resumo

Em 2005 surge um Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM). para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alargado aos professores do 2.º ciclo no ano seguinte. O Programa de Formação, da responsabilidade do Ministério de Educação, é implementado a nível nacional em articulação com as instituições de Ensino Superior, com os objectivos de, por um lado, melhorar as condições de ensino e aprendizagem da Matemática e por outro, valorizar as competências dos professores nesta disciplina. Neste programa e, pelo facto do modelo de formação subjacente reconhecer as práticas lectivas dos professores como ponto de partida da formação, a supervisão em sala de aula, ao contrário do que acontecia anteriormente, assumiu um papel privilegiado de base para a reflexão sobre a própria prática e de desenvolvimento do conhecimento do professor.

O presente número da revista Interacções pretende apresentar diversas perspectivas da implementação do PFCM nestes primeiros quatro anos bem como os desafios que se colocam para o futuro na formação contínua em Matemática face à generalização de um Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico em Portugal.

Downloads

Publicado

2009-07-06

Como Citar

Formadoras da ESES, A. E. de. (2009). Editorial - Programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Revista Interacções, 5(12). https://doi.org/10.25755/int.385

Edição

Secção

Número 12 - O Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º CEB.