Editorial - Programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.385Keywords:
Formação contínua, Desenvolvimento profissional de professores, Educação matemática, Supervisão.Abstract
Em 2005 surge um Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM). para Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, alargado aos professores do 2.º ciclo no ano seguinte. O Programa de Formação, da responsabilidade do Ministério de Educação, é implementado a nível nacional em articulação com as instituições de Ensino Superior, com os objectivos de, por um lado, melhorar as condições de ensino e aprendizagem da Matemática e por outro, valorizar as competências dos professores nesta disciplina. Neste programa e, pelo facto do modelo de formação subjacente reconhecer as práticas lectivas dos professores como ponto de partida da formação, a supervisão em sala de aula, ao contrário do que acontecia anteriormente, assumiu um papel privilegiado de base para a reflexão sobre a própria prática e de desenvolvimento do conhecimento do professor.
O presente número da revista Interacções pretende apresentar diversas perspectivas da implementação do PFCM nestes primeiros quatro anos bem como os desafios que se colocam para o futuro na formação contínua em Matemática face à generalização de um Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico em Portugal.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.