E-learning e educação não formal

Autores

  • Ana da Silva Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES) Departamento de Ciências Sociais Departamento de Línguas e Literaturas

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.3928

Palavras-chave:

Animação Sociocultural, Animação de bibliotecas, Educação não formal, E-aprendizagem.

Resumo

Propõe-se apresentar uma experiência piloto de e-aprendizagem, na plataforma e-raízes (http://eraizes.ipsantarem.pt/), em Organização e Animação de Bibliotecas, da Licenciatura em Animação Cultural e Educação Comunitária, na sequência de um pedido de autorização à Direção-Geral do Ensino Superior para substituir o formato presencial pelo formato de e-aprendizagem, sem todavia solicitar uma alteração do plano de estudos do curso, que é presencial. Analisar-se-ão potencialidades e dificuldades desta experiência, que situamos na interseção da educação não formal e informal, refletindo sobre diferenças entre ensino na sala de aula, ensino a distância (e-teaching) e aprendizagem à distância em plataforma de e-learning. Os objetivos deste estudo são:

- Apresentar a metodologia e analisar resultados de avaliação da experiência-piloto, na perspetiva dos/as e-animadores/as da plataforma (profissionais de bibliotecas públicas e escolares), dos/as estudantes aprendentes (do curso de Animação Cultural da ESES) e da docente responsável pela proposta e condução da experiência.

- Sensibilizar para as vantagens da criação de comunidades on-line de aprendizagem e de prática participada e participativa, e respetiva pertinência na ótica da educação não formal e informal;

- Contribuir para uma investigação sobre transformação de cursos presenciais do ensino superior para cursos em formato de e-learning.

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Publicado

2014-05-22

Como Citar

Silva, A. da. (2014). E-learning e educação não formal. Revista Interacções, 10(29). https://doi.org/10.25755/int.3928