Intervenção em espaços recreativos nocturnos – da experiência da intervenção à evidência da investigação
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.415Palavras-chave:
Prevenção em contextos recreativos, Educação social, Sociologia, Investigação-acção.Resumo
No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados de um projecto de investigação-acção servindo como pano de fundo para uma reflexão a partir de dois campos de investigação e de prática principais – a Sociologia e a Educação Social.
O objectivo é o de apresentar evidências relativas à intervenção preventiva em contextos de diversão nocturna, junto de frequentadores e staff. Ao mesmo tempo, explorar e clarificar algumas implicações resultantes desta particular articulação interdisciplinar neste campo de intervenção.
A referida intervenção foi orientada por dois eixos teóricos, o primeiro referente à prevenção selectiva e prevenção indicada do consumo de substâncias psicoactivas e o segundo, referente aos factores de risco e factores de protecção. E assentou numa abordagem metodológica de investigação-acção com o propósito de ir monitorizando todas as estratégias em função dos dados recolhidos, fazendo ajustes ou correcções sempre que necessário.
No final deste percurso podemos constatar a importância do uso de uma metodologia de investigação-acção, adaptada sempre à realidade da intervenção. Bem como, destacar o carácter complementar da interdisciplinaridade assente numa base crítica e reflexiva, que permitiu atingir os objectivos propostos.
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