Intervenção em espaços recreativos nocturnos – da experiência da intervenção à evidência da investigação

Autores

  • Susana Henriques Centro de Investigação e Estudos de Sociologia – Instituto Universitário de Lisboa Universidade Aberta
  • Mónica Peralta Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Pedro Borges Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
  • Rafaela Serralheiro Instituto Politécnico de Leiria – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.415

Palavras-chave:

Prevenção em contextos recreativos, Educação social, Sociologia, Investigação-acção.

Resumo

No presente artigo apresentamos e discutimos os resultados de um projecto de investigação-acção servindo como pano de fundo para uma reflexão a partir de dois campos de investigação e de prática principais – a Sociologia e a Educação Social.

O objectivo é o de apresentar evidências relativas à intervenção preventiva em contextos de diversão nocturna, junto de frequentadores e staff. Ao mesmo tempo, explorar e clarificar algumas implicações resultantes desta particular articulação interdisciplinar neste campo de intervenção.

A referida intervenção foi orientada por dois eixos teóricos, o primeiro referente à prevenção selectiva e prevenção indicada do consumo de substâncias psicoactivas e o segundo, referente aos factores de risco e factores de protecção. E assentou numa abordagem metodológica de investigação-acção com o propósito de ir monitorizando todas as estratégias em função dos dados recolhidos, fazendo ajustes ou correcções sempre que necessário.

No final deste percurso podemos constatar a importância do uso de uma metodologia de investigação-acção, adaptada sempre à realidade da intervenção. Bem como, destacar o carácter complementar da interdisciplinaridade assente numa base crítica e reflexiva, que permitiu atingir os objectivos propostos.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Henriques, S., Peralta, M., Borges, P., & Serralheiro, R. (2010). Intervenção em espaços recreativos nocturnos – da experiência da intervenção à evidência da investigação. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.415

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).