Representações Matemáticas na Resolução de Problemas no 1.º Ano de Escolaridade
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.41591Resumo
Neste artigo, abordamos a resolução de problemas matemáticos e as representações matemáticas, como forma de expressar ideias e conceitos matemáticos, através de múltiplas configurações, sejam elas operações numéricas ou desenhos, por alunos do 1.º ano de escolaridade, os quais ainda se encontram no início do seu percurso escolar e ainda não têm um conhecimento elaborado da matemática formal. O estudo foi realizado com uma turma de 1.º ano de escolaridade, pertencente a uma escola em contexto rural, no concelho de Loulé, no ano letivo 2023/2024. Foram apresentados aos alunos, oito problemas matemáticos, os quais foram resolvidos recorrendo a várias tipologias de representação, por total iniciativa destes. A recolha de dados integrou as produções dos alunos e a gravação vídeo e áudio das oito aulas, em que decorreu o estudo, particularmente da apresentação e discussão das realizações dos alunos. Da análise dos dados conclui-se que a tipologia de representação mais utilizada foi a representação gráfica, recorrendo a desenhos, enquanto a representação algébrica esteve ausente. A representação verbal teve alguma expressão no início da intervenção educativa, porém foi a representação numérica ou aritmética, relacionada com o uso de operações numéricas, que obteve um maior crescimento no seu aparecimento, começando a ganhar expressão entre as resoluções, à medida que os alunos iam apresentando os seus trabalhos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Beatriz Alves, António Guerreiro

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
