Educação para a sexualidade: as representações sociais das educadoras de infância

Autores

  • Nádia Monteiro Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Vânia Pereira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
  • Isabel Piscalho Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.417

Palavras-chave:

Educação para a Sexualidade, Educação e Promoção para a Saúde, Educação Pré-Escolar, Representações Sociais.

Resumo

Este artigo reporta-se a um estudo que teve como objectivo investigar quais as representações sociais dos educadores de infância sobre a educação para a sexualidade na educação pré-escolar, especificamente nas seguintes dimensões: fontes de informação, informação, crenças, atitudes e intenções comportamentais. Metodologicamente, tratou-se de um estudo quantitativo e descritivo em que foi aplicado um questionário a uma amostra significativa de 86 educadoras de infância do concelho de Santarém, pertencentes a instituições da rede pública, privada e cooperativa.

Como resultados mais significativos regista-se o facto de as inquiridas afirmarem que existe pouca (in)formação sobre esta temática na educação pré‑escolar. A falta de formação percepcionada pelas educadoras leva-as a sentirem‑se inseguras para iniciar actividades e projectos nesta área, uma vez que consideram que os manuais de sustentação teórica dão indicações/informações pouco claras sobre o tema e as oportunidades para os profissionais da educação se especializarem sobre os assuntos relacionados com a educação para a sexualidade são escassas. Afirmam, ainda, que as crianças que frequentam o jardim-de-infância têm por hábito colocar muitas questões sobre sexualidade, contudo, consideram que as respostas nem sempre são dadas adequadamente devido à insegurança inerente à falta de formação das educadoras de infância nesta área específica. Por outro lado, as educadoras inquiridas encaram a educação para a sexualidade tão importante como outras áreas e defendem que esta deve começar a ser abordada desde a educação pré-escolar (3-6 anos). No entanto, verificou-se que este é um dos temas menos frequentes nos projectos curriculares das inquiridas. Constatou-se, ainda, que a família é um elemento essencial na educação para a sexualidade, surgindo como primeira opção dos inquiridos quando questionados sobre a quem compete abordar este tema com as crianças.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Monteiro, N., Pereira, V., & Piscalho, I. (2010). Educação para a sexualidade: as representações sociais das educadoras de infância. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.417

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.