O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR

Autores

  • Michelle Beltrão Soares Sales UFPE
  • Laeda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.4178

Palavras-chave:

Violência, Professor, Representações Sociais.

Resumo

O artigo identifica o núcleo central das representações sociais da violência contra o professor, construídas por docentes da Região Metropolitana do Recife-PE-Brasil. Após captar a estrutura da representação social do fenômeno, aplicou-se o teste do núcleo central junto a 20 professores. Constatou-se que os docentes são desrespeitados e ancoram a violência contra si em aspectos normativos como a crise social e sua influência na escola. Caracterizou-se o aspecto funcional do núcleo central nos atos de violência cometidos pelas famílias, alunado e assédio moral de algumas instituições privadas. É preciso buscar alternativas para o enfrentamento do problema no interior da escola

Biografias Autor

Michelle Beltrão Soares Sales, UFPE

Doutoranda em Educação UFPE. Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica, UFPE. Professora Substituta do Departamento de Psicologia e Orientações Educacionais, Centro de Educação.

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Soares Sales, M. B., & Machado, L. B. (2018). O NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIA CONTRA O PROFESSOR. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.4178