Un Cruce entre Literatura y Clínica Psicoanalítica a Partir de una Obra de Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.42074Resumo
Este artigo busca explorar algumas das pontes que a psicanálise encontra com disciplinas artísticas como a literatura, em particular a poesia. Apresenta o processo terapêutico que durou mais de dois anos com uma jovem adulta. Para compreender e "dar voz" a esse caso, utiliza trechos de um conto de Clarice Lispector, escrito em prosa poética, e também alguns conceitos do corpus psicanalítico. Busca abrir, como contraponto, um diálogo interdisciplinar que reflita sobre o conceito de poiesis na prática clínica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Diego Pezo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
