(Dia)lógicas de formação: Contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação propiciadoras de desenvolvimento profissional

Autores

  • Gracinda Hamido Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.421

Palavras-chave:

Dialogismo, Supervisão, Reflexividade, Desenvolvimento profissional.

Resumo

Pretende-se neste artigo organizar um contributo para a conceptualização dos processos de formação e desenvolvimento profissionais enquanto processos eminentemente dialógicos, sustentados na supervisão e na reflexividade investigativa na e a partir da prática.

Elabora-se em primeiro lugar alguma explicitação do(s) ângulo(s) conceptuais em que nos posicionamos, a propósito do conceito de aprendizagem/ formação profissional, comportando dimensões individuais e colectivas/organizacionais em clara interdependência, e reconhecendo a relação íntima do conhecimento profissional e dos seus processos de construção com a praxis.

Exploram-se, em seguida, os contornos epistemológicos e teóricos de alguns conceitos que se pressupõem centrais e clarificadores do carácter compósito e sistémico desses processos: Dialogismo, Intersubjectividade, Self dialógico, Identidade e Voz, Aprendizagem situada, Comunidade de prática e Participação.

Procura-se, por fim, identificar algumas implicações do quadro de leitura proposto para a definição de modalidades relacionais e interactivas favoráveis ao desenvolvimento de processos de supervisão que, dos pontos de vista profissional e organizacional, se revelem equilibrados e eficazes.

Downloads

Publicado

2010-04-06

Como Citar

Hamido, G. (2010). (Dia)lógicas de formação: Contributo para a conceptualização de práticas supervisivas e de investigação propiciadoras de desenvolvimento profissional. Revista Interacções, 6(14). https://doi.org/10.25755/int.421

Edição

Secção

Número 14 - Investigação e Prática Profissional: Histórias de Relação como Saber (I).