Os Impactos da Inteligência Artificial

Formulação dos Conceitos de Algoritmização da Autonomia e Autonomia sobre a Algoritmização

Autores

  • Maria Thaís Firmino da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Thaiane Firmino da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Genilma Firmino Santos da Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.42253

Resumo

Na atualidade, a crescente influência da inteligência artificial (IA) em espaços de decisão impulsiona reflexões sobre a autodeterminação humana. Sob essa premissa, este artigo tem como objetivo a formulação e fundamentação dos conceitos de “algoritmização da autonomia” e “autonomia sobre a algoritmização”, voltados à compreensão crítica das transformações em curso. De abordagem qualitativa-exploratória, o estudo possui cunho teórico e conceitual e está pautado na reflexão crítica de literatura interdisciplinar. Como resultado, foram obtidos os delineamentos dos conceitos tanto com base no processo em que decisões humanas passam a ser moldadas ou substituídas quanto em relação a capacidade dos indivíduos implementarem proeminência sobre os sistemas inteligentes. Em suma, o entendimento é de que os conceitos formulados oferecem ferramentas analíticas favoráveis à interpretação dos impactos da IA sobre a autonomia.

Biografias Autor

Maria Thaís Firmino da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado em Comunicação  pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste); Especialização em Turismo Sustentável pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharelado em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Curso Técnico em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio de Sá (FIC); Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC); Aperfeiçoamento em Bem-Estar no Contexto Escolar pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Thaiane Firmino da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Turismo Sustentável pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSudeste); Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); Curso Técnico em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC); Aperfeiçoamento em Bem estar no Contexto Escolar pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Genilma Firmino Santos da Silva, Universidade Federal do Piauí

Especialização em Educação Especial pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Especialização em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Linguagens, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Ciências da Natureza, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Especialização em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Aperfeiçoamento em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Aperfeiçoamento em Bem-estar no Contexto Escolar pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC); Aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC); Curso Técnico em Administração pelo Colégio Cenecista Firmino Alves (CCFA); Curso Técnico em Magistério pelo Colégio Cenecista Firmino Alves (CCFA).

Downloads

Publicado

2026-02-07

Como Citar

Firmino da Silva, M. T., Firmino da Silva, T., & Firmino Santos da Silva, G. (2026). Os Impactos da Inteligência Artificial: Formulação dos Conceitos de Algoritmização da Autonomia e Autonomia sobre a Algoritmização. Revista Interacções, 22(74), 1–23. https://doi.org/10.25755/int.42253