Observação e Feedback entre Pares na Autorregulação das Aprendizagens de Estudantes do Ensino Secundário
Experiência e Perceções de Professores do Ensino Secundário
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.43614Resumo
A aprendizagem autorregulada coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, de forma ativa e consciente. O professor passa a desempenhar um papel de mediador da aprendizagem para que os estudantes percorram um caminho composto por várias etapas que lhes permitirão alcançar os objetivos de aprendizagem. Este estudo insere-se no âmbito do Projeto Way, cujo objetivo é o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem de estudantes do ensino secundário, através de atividades de observação e feedback entre pares. Refletimos sobre as experiências e as perceções de 17 professores das áreas disciplinares das ciências exatas e experimentais, línguas e ciências sociais e humanas que acompanharam os seus alunos após a implementação de atividades nas suas aulas. Foi realizada uma análise descritiva a partir das planificações das tarefas propostas aos estudantes, dos guiões usados pelos estudantes nas atividades em que observavam os colegas e dos testemunhos dos professores recolhidos nos grupos focais. Os resultados sugerem que a maioria das atividades analisadas promove as três fases do modelo de Zimmerman (1998; 2002) e integra momentos de observação e feedback entre pares como estratégias fundamentais para a autorregulação. Contudo, a implementação dessas práticas apresentou desafios, o que os professores relacionam fundamentalmente com a necessidade de mais tempo para a sua implementação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Caroline Dominguez, Andrea Patricia Lins , Teresa Morais, Helena Santos Silva

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
