Ler ou não ler: esta é a questão?

Autores

  • Tânia Regina Pinto de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Candido Alberto Gomes Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília
  • Maria Teresa Tedesco Vilardo Abreu Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.439

Palavras-chave:

Leitura, Metáfora, Mudança social e educacional.

Resumo

Este trabalho analisa o primeiro volume da Coleção As aventuras do Capitão Cueca, objetivando identificar motivos do seu sucesso de público e vendagem. Do ponto de vista sociológico, a história reflete inconsistências entre as mudanças da sociedade e da instituição escolar, bem como a abreviação da infância e a extensão da adolescência. A busca de protagonismo pelos alunos choca-se com a tradição da educação tradicional, tantas vezes “bancária”. Do ponto de vista linguístico, busca-se explicar os erros ortográficos intencionais, bem como identificar a metáfora conceptual e a recorrência de verbos de ação utilizados na construção dos personagens. Conclui‑se que a heterodoxia dos recursos gráficos e do enredo atrai os leitores, aos quais se reserva papel ativo e crítico na leitura, despertando o seu desejo pela leitura.

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Publicado

2010-11-07

Como Citar

Almeida, T. R. P. de, Gomes, C. A., & Abreu, M. T. T. V. (2010). Ler ou não ler: esta é a questão?. Revista Interacções, 6(16). https://doi.org/10.25755/int.439

Edição

Secção

Número 16 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (I)