Ler ou não ler: esta é a questão?
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.439Keywords:
Leitura, Metáfora, Mudança social e educacional.Abstract
Este trabalho analisa o primeiro volume da Coleção As aventuras do Capitão Cueca, objetivando identificar motivos do seu sucesso de público e vendagem. Do ponto de vista sociológico, a história reflete inconsistências entre as mudanças da sociedade e da instituição escolar, bem como a abreviação da infância e a extensão da adolescência. A busca de protagonismo pelos alunos choca-se com a tradição da educação tradicional, tantas vezes “bancária”. Do ponto de vista linguístico, busca-se explicar os erros ortográficos intencionais, bem como identificar a metáfora conceptual e a recorrência de verbos de ação utilizados na construção dos personagens. Conclui‑se que a heterodoxia dos recursos gráficos e do enredo atrai os leitores, aos quais se reserva papel ativo e crítico na leitura, despertando o seu desejo pela leitura.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.