Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.456Palavras-chave:
Narrativas, Histórias de vida, Professores, Desenvolvimento profissional, Formação, Indução profissional.Resumo
Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.