Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.456

Palavras-chave:

Narrativas, Histórias de vida, Professores, Desenvolvimento profissional, Formação, Indução profissional.

Resumo

Este número da revista Interacções organiza-se em torno do tema “narrativas” como forma de pesquisa e de formação de professores. Aqui se reúnem um conjunto que trabalhos de pesquisadores portugueses e brasileiros atestando a expansão da temática. Ainda que os autores tenham se ocupado de questões investigativas diversificadas, com aportes teóricos diversos, os textos se aproximam e dão sentido às preocupações comuns sobre a formação e de desenvolvimento profissional de professores. Os resultados das investigações que neste número se reúnem demonstram que a centralidade nas narrativas é muito significativa tanto nos contextos de formação inicial como nos de formação contínua ou como ainda na compreensão do sucesso de professoras que atuam nos anos iniciais. Procuramos agrupar a produção a partir dos seguintes eixos: práticas bem sucedidas, memória e histórias de vida; narrativas de professores, memória e desenvolvimento profissional; narrativas de formação e iniciação a docência; e, narrativas de formação e memória da formação matemática.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Passos, C. L. B. (2011). Editorial - As narrativas como potencializadoras no movimento de ensinar, aprender e formar-se. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.456

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.