Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.459Palavras-chave:
Narrativas de formação, Formação docente, Ensino de Geometria, Grupo colaborativo.Resumo
O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.Downloads
Publicado
2011-07-07
Como Citar
Marquesin, D. F. B., & Nacarato, A. M. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.459
Edição
Secção
Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.
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