Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria

Autores

  • Denise Filomena Bagne Marquesin Faculdade Anhanguera de Jundiaí/SP
  • Adair Mendes Nacarato Universidade São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.459

Palavras-chave:

Narrativas de formação, Formação docente, Ensino de Geometria, Grupo colaborativo.

Resumo

O presente texto refere-se a um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida com cinco professoras pertencentes a uma mesma escola situada na zona rural de Jundiaí – Estado de São Paulo, Brasil, tendo como cenário o grupo de trabalho colaborativo. Tem como objetivo narrar a experiência de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O processo formativo no grupo foi mediado pela produção de narrativas pelas professoras e pela formadora, tomadas como objeto de análise. Tais narrativas foram compartilhadas no grupo, possibilitando a constituição profissional dessa professora e a inserção da geometria na sua prática docente. Trata-se de uma narrativa construída a partir das vozes das professoras e dos teóricos com os quais se dialogou, buscando  a produção de sentidos para o uso de narrativas como estratégias de (trans)formação.

Downloads

Publicado

2011-07-07

Como Citar

Marquesin, D. F. B., & Nacarato, A. M. (2011). Narrar a experiência e (trans)formar-se: o caso de uma professora diante do desafio de aprender a ensinar geometria. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.459

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.