Narrativas de formação: investigações matemáticas na formação e na atuação de professores

Autores

  • Cármen Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos – Departamento de Metodologia de Ensino
  • Cecília Galvão Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.460

Palavras-chave:

Narrativas, Investigações matemáticas, Desenvolvimento profissional.

Resumo

As narrativas produzidas por professoras — uma delas portuguesa — e por uma formadora de professores sobre suas aprendizagens e sobre suas atuações didáticas em atividades investigativas nas aulas de matemática revelam indícios de sua constituição e de seu desenvolvimento profissional; e compõem um processo de reflexão pedagógica que permite a suas autoras compreender as consequências de sua atuação e criar novas estratégias didáticas. Buscamos entender, através dessas narrativas de formação, as relações entre prática e conhecimento, ou seja, desvelar a forma como se dá o processo de produção de conhecimento;  a relação entre a investigação e a prática; o que se aprende quando se investigam e se propõem investigações/explorações matemáticas nas aulas. Numa abordagem qualitativa, a coleta e a análise de dados pautaram-se nos estudos que tomam a produção de textos narrativos como processo de reflexão pedagógica. O desenvolvimento profissional das professoras, revelado nas narrativas,  inclui sentimentos de avanços e de recuos que refletem os momentos e os contextos em que se encontram e permitem reflexões para além das relacionadas à ação como professoras de matemática.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

Passos, C. L. B., & Galvão, C. (2011). Narrativas de formação: investigações matemáticas na formação e na atuação de professores. Revista Interacções, 7(18). https://doi.org/10.25755/int.460

Edição

Secção

Número 18 - As narrativas como forma de pesquisa e de formação de professores.