A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras

Autores

  • Cristina Lopomo Defendi IFSP, campus São Paulo / PG-USP
  • Anna Karolina Miranda Oliveira PG-USP/CAPES
  • André Luiz Rauber UFMT/ PG-USP
  • Elaine Cristina Silva Santos PG-USP
  • Elisangela Baptista de Godoy Sartin PG-USP
  • Karina Vianna Ciocchi IC-USP
  • Lídia Spaziani Uninove/PG-USP
  • Marcello Ribeiro Uninove - PG-USP
  • Mariana Corallo M. de A. Kuhlmann IC-USP / FAPESP
  • Renata Barbosa Vicente Uniban/PG-USP
  • Maria Célia Lima-Hernandes USP

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.472

Palavras-chave:

Classes de palavras, Ensino de língua portuguesa, Livro didático de língua portuguesa.

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteúdos gramaticais em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didática pelo professor de língua portuguesa na escola pública. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercícios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevê como ponto de partida para o estudo o texto e os gêneros discursivos.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Defendi, C. L., Oliveira, A. K. M., Rauber, A. L., Santos, E. C. S., Sartin, E. B. de G., Ciocchi, K. V., Spaziani, L., Ribeiro, M., Kuhlmann, M. C. M. de A., Vicente, R. B., & Lima-Hernandes, M. C. (2011). A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.472

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.