A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.472Palavras-chave:
Classes de palavras, Ensino de língua portuguesa, Livro didático de língua portuguesa.Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteúdos gramaticais em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didática pelo professor de língua portuguesa na escola pública. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercícios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevê como ponto de partida para o estudo o texto e os gêneros discursivos.Downloads
Publicado
2011-11-07
Como Citar
Defendi, C. L., Oliveira, A. K. M., Rauber, A. L., Santos, E. C. S., Sartin, E. B. de G., Ciocchi, K. V., Spaziani, L., Ribeiro, M., Kuhlmann, M. C. M. de A., Vicente, R. B., & Lima-Hernandes, M. C. (2011). A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.472
Edição
Secção
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
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