A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.472Keywords:
Classes de palavras, Ensino de língua portuguesa, Livro didático de língua portuguesa.Abstract
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteúdos gramaticais em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didática pelo professor de língua portuguesa na escola pública. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercícios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevê como ponto de partida para o estudo o texto e os gêneros discursivos.Downloads
Published
2011-11-07
How to Cite
Defendi, C. L., Oliveira, A. K. M., Rauber, A. L., Santos, E. C. S., Sartin, E. B. de G., Ciocchi, K. V., Spaziani, L., Ribeiro, M., Kuhlmann, M. C. M. de A., Vicente, R. B., & Lima-Hernandes, M. C. (2011). A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras. Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.472
Issue
Section
Number 19 - The teaching of Portuguese Language: epistemological foundations, objectives and contents
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a CC BY-NC-SA 4.0 license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.